tag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post752538367149634786..comments2023-05-28T11:16:12.827+01:00Comments on Em Defesa da Escola Pública e da Dignidade da Docência: Vitória?Em defesa da Escola Publicahttp://www.blogger.com/profile/02813673550256690260noreply@blogger.comBlogger17125tag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-9034754812638735602008-04-17T09:05:00.000+01:002008-04-17T09:05:00.000+01:00Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim: nã...Agrupamento de Escolas de Fazendas de Almeirim: não houve reunião (mas havia professores presentes). Devemos estar nas contas da "esmagadora maioria".Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-43334020782209064922008-04-16T15:19:00.000+01:002008-04-16T15:19:00.000+01:00Alguém sabe quantas escolas há e em quantas não ho...Alguém sabe quantas escolas há e em quantas não houve reunião?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-6240472220215572032008-04-15T02:55:00.000+01:002008-04-15T02:55:00.000+01:00DIA D: Que os professores possam decidir em plena ...DIA D: Que os professores possam decidir em plena consciência!<BR/>http://escolapublica2.blogspot.com/2008/04/dia-d-que-os-professores-possam-decidir.htmlpaula montezhttps://www.blogger.com/profile/16906496234347818699noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-52651070822965335292008-04-14T22:27:00.000+01:002008-04-14T22:27:00.000+01:00Estive na reunião de Leiria. O discurso inteligent...Estive na reunião de Leiria. O discurso inteligente e a assumida vaidade de Santana Castilho valeram a tarde. Saí da sala quando se me tornou notório que o adversário principal que orientava a mesa eram os sindicatos e só depois as políticas do ministério. Nos entretantos lá foram distribuindo umas fichas para a criação de mais um sindicato - MAIS UM - embora com a distinta designação de associação. 100 mil foi um número repetido e repetido como se cada um dos professores do 8 de Março se tivesse desmultipicado nos seus espelhos e tivesse enchido a praça por si só. Que fique bem claro, o 8 de Março não é propriedade de ninguém a não ser das políticas dos sucessivos ministérios que levaram a escola pública até aqui, mas que se reconheça também, que sem a existência e a liderança das organizações sindicais esse marco histórico nunca teria sido levantado!<BR/>Muitos pensaram que foram estender um rastilho pela avenida e ficaram à espera que a bomba rebentasse, outros compreenderam que foram os "valteres" deste país que produziram a pólvora e a bomba rebentou ali.<BR/>Conseguimos muito ali! Um tímido entendimento já deu sinais mas a procissão ainda vai no adro! Só quem só agora acordou para a luta pode querer exigir que a luta se resolva num só dia! É até curioso que, quase sempre, aqueles que mais exigem dos sindicatos, sejam os não sindicalizados e assumidamente anti-sindicais!<BR/>Nem a Plataforma nem o Ministério falaram em acordo. Como poderia haver acordo?! Alguém acredita que houvesse acordo? Mas o que também ninguém pode negar é que se conseguiu alguma coisa!<BR/>Partilho do desconforto de ouvir cantar vitória da parte das lideranças sindicais e partidárias - é a porca da política - mas não sou incrédulo a ponto de não confiar naqueles que, por função, defendem a minha classe, nem sou ingénuo a ponto de pensar que a luta seria possível sem os sindicatos!<BR/>Estou pronto para a luta sabendo, de antemão, que a habilidade e o tamanho do monstro que enfrentamos exige cada vez mais do meu empenhamento numa escola pública ao serviço da educação!<BR/>Qual acordo qual carapuça!<BR/><BR/>"do blog Sinistra Ministra"<BR/><BR/>(tenho acompanhado atentamente os esclarecimentos dos sindicatos relativamente ao dito entendimento - é gente que não despertou só há dois ou três meses para a luta - tivessemos tido sempre connosco aqueles 100 mil e, por certo, não teríamos chegado aqui! O facto de terem descido a avenida da Liberdade pela primeira vez não lhes dá o direito de exigirem tudo dos sindicatos que nem sequer apoiam.<BR/>Interrogo-me se essa exaltação contra tantos sindicatos que estiveram à mesa com o ME não estará ao serviço do Partido - parece que não falta por aí gente do partido socialista - que nos deu uma equipa ministerial deste calibre.)Pata Negrahttps://www.blogger.com/profile/01035580325660886663noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-81172211555202172892008-04-13T21:00:00.000+01:002008-04-13T21:00:00.000+01:00Anónimo das 20:22Se quiser acreditar que a manifes...Anónimo das 20:22<BR/>Se quiser acreditar que a manifestação foi devida à actividade desalinhada dos movimentos, acredite à vontade. Posso-lhe garantir que não. Quando apareceu a proposta no plenário do SPN, já há muito que se discutia na FENPROf a hipótese de greve com manifestação, em dia de aulas. Essa proposta evoluíu para a manifestação de 8 de Março. Os tais desalinhados a princípio nem queriam aderir. Diziam: Isto já não vai com manifestações. A FNE começou por rejeitar a ideia e acabou por aderir.<BR/>Também não foram os sindicatos que estenderam a mão ao ministério. Foi a ministra que foi obrigada a negociar com os sindicatos e a aceitar o conjunto de reivindicações aprovadas no dia 8. O governo quer encerrar rapidamente esta questão, por motivos eleitorais. Mas o entendimento, nos termos do memorando, deixa tudo em aberto. E a possibilidade de no próximo ano lectivo, conseguirmos mais. E mais, é a renegociação do ECD, primeiro passo para sua revogação.Unknownhttps://www.blogger.com/profile/10015503773962795888noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-45577601343673849162008-04-13T20:22:00.000+01:002008-04-13T20:22:00.000+01:00Ainda não tenho a memória curta. A manifestação fo...Ainda não tenho a memória curta. A manifestação foi forçada pela actividade desalinhada dos movimentos. Houve sindicatos que começaram por se demarcar e só apoiaram quando começaram a perceber a dimensão. Onde estavam antes das manifestações espontâneas?<BR/><BR/>A negociação é importante e não tem alternativas. Mas neste caso, ao contrário do que pensam os sindicatos, quem ganhou tudo foi o Ministério, que se agarrou à mão misericordiosa que os sindicatos lhe estenderam no momento em que estava a pontos de se estatelar.<BR/><BR/>O ME já tinha percebido que nem as direcções das escolas, nem o Conselho das Escolas, nem os professores, ninguém concordava nem estava a fazer. Agora agarrou a bóia dos sindicatos e nada rapidamente até à margem onde se vai fartar de rir.Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-22812911023831075492008-04-13T19:31:00.000+01:002008-04-13T19:31:00.000+01:00Tenho estado a ler alguns comentários e acho que s...Tenho estado a ler alguns comentários e acho que são de uma enorme injustiça.<BR/><BR/>Não pondo em causa a boa-fé, talvez alguns dos colegas se expressem dessa forma sem conhecimento de causa ou por mero exercício retórico, porém irreflectido.<BR/><BR/>Ou, provavelmente, alguns desejariam que os dirigentes sindicais se imolassem e resolvessem o caso "à bomba". Um pouco de "acção directa" e perdíamos o imenso capital político e de solidariedade que inteligentemente os professores e os seus sindicatos (constituídos por professores, não por extra-terrestres e funcionando com regras democráticas) vieram acumulando ao longo dos últimos tempos.<BR/><BR/>Demos, todos, uma lição de firmeza e de civismo. Defendemos os nossos princípios, honramos a nossa luta e respeitámos os nossos alunos. Os professores e os seus sindicatos estão de parabéns mas com a consciência que devem continuar a sua luta. Espero, sinceramente, que assim continue!<BR/><BR/>A negociação faz-se com regras e a Plataforma Sindical estava mandatada, pelo menos, por 100.000 professores para negociar os quatro parâmetros constantes da resolução aprovada na Praça do Comércio. Sem claudicar e sem abandonar a luta relativamente a outras questões (revisão ECD, et alter).<BR/><BR/>Foi precisamente isso que se passou. O Memorando de Entendimento é o resultado desses quatro princípios. Leiam-no e vejam que tenho razão.<BR/><BR/>Quem não concordava com eles deveria ter votado contra na Praça do Comércio ou manifestado, à posteriori a sua discordância. Não é agora depois da luta e da negociação ter vergado a Sra. Ministra (que tentou, até o último momento, que não se efectivasse) que viram a sua retórica contra a Plataforma que nesta, como noutras matérias, se manteve impecavelmente unida e coesa em defesa e representação dos professores.<BR/><BR/>A luta é instrumental, não se luta por lutar e, pelo menos desta vez, valeu a pena lutar!<BR/><BR/>A quem critica destrutivamente aceite aqui este meu repto: explique qual era a sua alternativa, à negociação?Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-81257288835274099812008-04-13T19:30:00.000+01:002008-04-13T19:30:00.000+01:00O que o ME diz não interessa. Interessa é o que fo...O que o ME diz não interessa. Interessa é o que foi objecto de entendimento e as suas consequências no imediato. Continua tudo em aberto. De momento, há uma vitória inquestionável do movimento sindical. Qual era a situação há dois meses atrás?<BR/>Leia-se serenamente o comunicado da plataforma e comente-se, sem preconceitos:<BR/>Entendimento com o ME "salva" 3.º período lectivo, reforça a importância da unidade e da acção mas não dispensa os professores de continuarem a lutar pela dignificação da profissão e pela valorizaçao da Escola Pública <BR/> <BR/>A unidade e determinação dos Professores e Educadores Portugueses, cujo momento alto de expressão pública foi, recentemente, a extraordinária Marcha da Indignação, realizada em 8 de Março, teve na madrugada de 12 de Abril, importantíssimos resultados que, mais uma vez, confirmam que vale a pena lutar.<BR/><BR/>O designado Memorando de Entendimento entre a Plataforma Sindical dos Professores e o Ministério da Educação é um importante documento que:<BR/><BR/>Abre portas negociais em matérias que são determinantes para o funcionamento das escolas e o exercício da profissão docente; <BR/>Salvaguarda os docentes, quer este ano, quer no próximo, de eventuais efeitos nefastos de um modelo de avaliação que não foi testado e é negativo; <BR/>Impede o tratamento diferenciado entre docentes das diversas escolas ao uniformizar, através de simplificação, os procedimentos de avaliação a aplicar nos dois meses que faltam para o encerramento do ano lectivo; <BR/>Estabelece um número mínimo de horas para o trabalho individual dos docentes, acabando com os abusos que, em algumas escolas, se têm verificado; <BR/>Reconhece o direito de as horas de formação contínua dos docentes serem deduzidas na sua componente individual de estabelecimento; <BR/>Reconhece o direito, aos docentes contratados, de verem considerado o seu tempo de serviço, ainda que os respectivos contratos sejam inferiores a 4 meses; <BR/>Remete para o próximo ano lectivo os primeiros procedimentos decorrentes do regime de gestão escolar recentemente aprovado pelo Governo. <BR/>O Memorando de Entendimento estabelece, ainda, diversos processos negociais, nomeadamente sobre:<BR/><BR/>Alteração do modelo de avaliação (Junho e Julho de 2009), constituindo-se, para a sua preparação, uma comissão paritária entre os Sindicatos e o ME; <BR/>Critérios para a definição de créditos horários destinados à avaliação, para além de outras condições que, antes, se encontravam apenas previstas para discussão com o Conselho das Escolas e, assim, passam a ser do âmbito da negociação sindical; <BR/>Criação de um novo índice remuneratório para a carreira docente que, ao ser garantido que não implicará o aumento da sua actual duração, pressupõe uma reestruturação da mesma. <BR/>Este Memorando de Entendimento deverá integrar um documento mais amplo, com características de declaração conjunta, em que Sindicatos e Ministério da Educação farão constar posições autónomas sobre o processo que decorreu e culminou neste entendimento.<BR/><BR/>Para a Plataforma, este entendimento não consubstancia qualquer acordo com o Ministério que, de facto, não existe. As organizações sindicais de docentes não alteram, com este entendimento, o seu profundo desacordo face a uma política que, em sua opinião:<BR/><BR/>Não dignifica a profissão e os profissionais docentes; <BR/>Não contribui para que melhorem as condições de trabalho nas escolas <BR/>Não permite uma melhor organização e funcionamento, como não reforça a autonomia das escolas; <BR/>Não se orienta para que a Escola Pública reforce os níveis de qualidade e diversifique as suas respostas, incluindo no plano social. <BR/>Diplomas legais como o actual Estatuto da Carreira Docente, o novo regime de direcção e gestão escolar ou a recente legislação sobre Educação Especial são alguns dos exemplos que se consideram mais negativos.<BR/><BR/>Assim, no sentido de alterar o rumo dessa política, as organizações sindicais continuarão a agir e a propor alternativas às medidas que têm sido implementadas pelo ME.<BR/><BR/>Todavia, e era esse um dos objectivos aprovados na Marcha da Indignação, Sindicatos e ME deram passos importantes no sentido de "salvar" o 3.º período lectivo de uma instabilidade que se previa muito forte, quer devido à introdução, à força e sem regras, da avaliação dos professores, sendo evidente a falta de condições das escolas para tal, quer das fortes lutas que se anunciavam para o final do ano lectivo. Foi essa oportunidade dada ao país pelos Sindicatos e pelos Professores e, em especial aos alunos, que permitiu a obtenção destes importantíssimos resultados.<BR/><BR/>Na sequência deste Memorando de Entendimento, manter-se-ão as concentrações previstas para as capitais do norte do país, a realizar já na segunda-feira, dia 14 - com a participação dos secretários-gerais das organizações sindicais - bem como o Dia D, previsto para dia 15, terça, em todas as escolas/agrupamentos, devendo este dia representar um momento de debate, reflexão e ratificação deste entendimento pelos professores e educadores. A assinatura da declaração conjunta entre os Sindicatos e o ME está prevista para dia 17 de Abril, quinta, pelas 11 horas, nas instalações do CNE.<BR/><BR/>É necessário, agora, um grande acompanhamento dos professores e dos seus Sindicatos na concretização deste entendimento e o reforço da exigência e da acção em defesa de uma nova política educativa para o país, num quadro de respeito pelos Professores e de negociação com as suas organizações representativas.<BR/><BR/>A Plataforma Sindical dos ProfessoresUnknownhttps://www.blogger.com/profile/10015503773962795888noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-54055367192055663972008-04-13T19:17:00.000+01:002008-04-13T19:17:00.000+01:00Já leram o que o ME tem no seu site? "A avaliação ...Já leram o que o ME tem no seu site? <BR/>"A avaliação dos professores far-se-á sem interrupções, nem suspensões, nem adiamentos, e para todos os docentes."JGhttps://www.blogger.com/profile/10006891954888869821noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-7455705062692842832008-04-13T18:59:00.000+01:002008-04-13T18:59:00.000+01:00Também estou desconfiado com o acordo, ele é muito...Também estou desconfiado com o acordo, ele é muito mais vantajoso para o ME que para os professores.<BR/>O problema dos professores "não alinhados", que julgo serão a maioria, é precisarem das estruturas sindicais para organizarem as formas de luta e terem voz.<BR/>A única solução à vista é conseguirmos convencer os sindicatos a não assinarem o acordo. Será possível? Quais as implicações na nossa já denegrida imagem na opinião pública?JGhttps://www.blogger.com/profile/10006891954888869821noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-38658985340190133002008-04-13T18:00:00.000+01:002008-04-13T18:00:00.000+01:00Estou muito curioso para conhecer o conteúdo das m...Estou muito curioso para conhecer o conteúdo das moções e, sobretudo, a sua fundamentação. Se já foram aprovadas, porque não se publicam?<BR/>E já agora qual é a alternativa dos independentes, apartidários, não-sindicalizados, completamente assépticos, ao entendendimento?<BR/>Estavam mesmo disposto a lutar pelos contratados? E que formas de luta? Protestos na blogosfera?Unknownhttps://www.blogger.com/profile/10015503773962795888noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-14384629503314450912008-04-13T16:10:00.000+01:002008-04-13T16:10:00.000+01:00Se bem me lembro, os sindicatos só se chegaram à f...Se bem me lembro, os sindicatos só se chegaram à frente quando perceberam a insatisfação crescente nas escolas. A manifestação dos 100.000 começou por ser uma pouco ambiciosa iniciativa da Fenprof (mais uma entre outros protestos). Os outros sindicatos, nomeadamente a FNE, começaram por não apoiar a manifestação e só quando viram a onda a crescer é que resolveram ir na corrente.<BR/><BR/>Percebeu-se que havia uma enorme vontade de alguns sindicatos em acabar com o desacordo, fosse a que custo fosse. Provavelmente porque estava a dar muito trabalho. Por isso acaba por não ser demasiado surpreendente que aceitem o ECD, este modelo de avaliação e a gestão escolar, a troco de um ou dois títulos de nobreza (estar no observatório, ser finalmente recebidos como parceiros pela Ministra e poderem candidatar-se a titulares).<BR/><BR/>Mas correm o risco de vir a descobrir que os professores não se sentem representados por eles, correm o risco de os ver virar-lhes as costas e de, ao fim e ao cabo, ficarem a falar sozinhos.<BR/><BR/>O pior que podia acontecer era termos agora mais uma instituição a falar para o boneco. Já nos bastam os Conselheiros do Conselho das Escolas cuja presunção os leva a pensarem que são coisa importante quando, afinal, não representam ninguém e a quem ninguém passa cartão.<BR/><BR/>Esperemos que os sindicatos não vão pelo mesmo caminho.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02117963678856038043noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-60510153412147739532008-04-13T15:56:00.000+01:002008-04-13T15:56:00.000+01:00Por motivos pessoais à última da hora não tive pos...Por motivos pessoais à última da hora não tive possibilidade de estar presente no encontro, mas sinto-me muito aliviado por ver que ainda há gente que usa a cabeça e não embarca assim naquela espécie de acordo.<BR/><BR/>A verdade é que o texto que foi tornado público entre sorrisos dos sindicatos não traz nada de novo. <BR/><BR/>Sobre simplificação e prazos, apenas ratifica o que na prática estava a ser feito nas escolas.<BR/><BR/>Quanto às penalizações do Insuficiente, toma uma posição que nem é interessante, nem útil. É evidente que qualquer Insuficiente nas actuais circunstâncias era passível de fácil impugnação por incumprimento da lei. Qualquer Insuficiente ou Regular que prejudicasse um docente era anulado numa acção de recurso. O presente "acordo" só é interessante para o ME, por lhe poupar incómodos burocráticos e indemnizações.<BR/><BR/>As condições especiais para sindicalistas, autarcas e deputados são de interesse nulo para professores e de interessem máximo para os contemplados.<BR/><BR/>O 4.º escalão não é nenhuma benesse, é apenas equiparação aos outros sectores da Função Pública.<BR/><BR/>E tudo o resto é também inútil ou não responde ao que os professores reclamam.<BR/><BR/>Assim não se pode... ser professor.Anonymoushttps://www.blogger.com/profile/02117963678856038043noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-39070777336830767722008-04-13T15:27:00.000+01:002008-04-13T15:27:00.000+01:00Já agora:propostas alternativas a serem apresentad...Já agora:<BR/>propostas alternativas a serem apresentadas aos professores no dia D, à dos sindicatos.<BR/>Precisa-se urgentemente.ventoslunareshttps://www.blogger.com/profile/15611733109581889748noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-84082268662459881542008-04-13T15:25:00.000+01:002008-04-13T15:25:00.000+01:00Alguém gravou o sabe onde se pode aceder às afirma...Alguém gravou o sabe onde se pode aceder às afirmações do santana Castilho?<BR/>Já dei uma vista de olhos no sicnoticias e nada encontro. É que só ouvi parte do programa e não consegui gravar.ventoslunareshttps://www.blogger.com/profile/15611733109581889748noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-79820450692249526412008-04-13T13:04:00.000+01:002008-04-13T13:04:00.000+01:00Infelizmente não pude estar presente porque estou ...Infelizmente não pude estar presente porque estou ausente ao serviço por atestado médico mas gostaria de sublinhar o meu apoio.<BR/>Ninguém me tira da ideia que as faltas por motivo de doença e de presença em consulta médica, que infelizmente necessito de dar, estão a prejudicar a minha carreira... Vamos ver se no próximo encontro já lá estarei! <BR/>É nosso dever lutar pela Escola!Anonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7123189733995643047.post-19675143399064854022008-04-13T01:59:00.000+01:002008-04-13T01:59:00.000+01:00Como sou do Norte, seria difícil deslocar-me a Lei...Como sou do Norte, seria difícil deslocar-me a Leiria, o que me deixou consternado. Mas, apoio incondicionalmente a iniciativa, e não me revejo na acção sindical com base na opinião que já expressei no meu “desabafador”. <BR/>Espero que os movimentos independentes de profs se mantenham como aconteceu anteriormente, e que na 2ª-F mostrem o seu descontentamento nos protestos convocados.Anonymousnoreply@blogger.com