domingo, 8 de junho de 2008

Estudos e falácias

Ou estou redondamente enganado ou esta notícia do Educare é falsa na parte em destaque (porque nada no estudo permite chegar ao 'modelo português') - refira-se, a propósito que divulguei esse estudo -e muitos outros - há mais de um ano:

"(...) Cresce a importância dada aos processos de avaliação do desempenho docente nos sistemas educativos da América e da Europa como instrumento para promover a qualidade do ensino. Mas esta não é uma tendência comum a todos os países. Muitos estão a optar por sistemas de auto-avaliação interna em cada escola. "Uma estratégia mais eficaz para alcançar a melhoria do desempenho docente", reconhecem os autores do estudo "Avaliação do Desempenho e Carreira Profissional Docente", coordenado por Javier Murillo na UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Um trabalho de análise comparada entre 55 sistemas educativos da América e Europa, com foco na carreira dos docentes do Ensino Básico do sector público, que foi editado em Junho de 2007 e serviu de base à elaboração do modelo de avaliação docente que está a ser implementado pelo Ministério da Educação, em Portugal. (...)

Adenda: aliás só pode ser incorrecta a referência. Se o estudo foi editado em Junho de 2007, o sistema de avaliação português foi publicado em Janeiro de 2007. Mas não foi: o estudo foi editado em 2006, mas nem por isso legitima a afirmação. No link interno pode encontrar todas as referências.


Post de José Matias Alves in Blog terrear

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