sábado, 15 de março de 2008

Educação: Professores mais decisivos para o futuro do País do que políticos - D. José Policarpo

O cardeal-patriarca de Lisboa, D. José Policarpo, considerou que os professores são mais decisivos para o futuro do País do que os políticos e financeiros.


"Os professores e educadores são um grupo decisivo para o futuro do País, mais decisivo do que os políticos, técnicos e financeiros", sustentou D. José Policarpo, em declarações à Rádio Renascença, à margem do lançamento das Obras Escolhidas de D. António Ribeiro, em Lisboa.
Instado pela Agência Lusa a comentar estas afirmações, Pedro Duarte, deputado do PSD, referiu que as mesmas "vão ao encontro da valorização e dignificação da função do professor".
"São palavras que o Governo, que tem criticado os professores, deveria ouvir com atenção", frisou, lembrando que "o futuro do País passa pela requalificação dos recursos humanos" e que os seus "principais protagonistas são os professores".
O PCP e o Bloco de Esquerda optaram por não comentar as declarações. Do PS e do CDS-PP não foi possível, até ao momento, obter uma reacção.
D. José Policarpo apelou ainda à "calma, "à reflexão mais profunda" e a que haja "muita compreensão" perante "as dificuldades sentidas" pelos docentes, que "se dedicam à tarefa fundamental, inventiva e árdua que é educar".
As declarações do responsável máximo da Igreja Católica em Portugal surgem três dias depois do protesto nacional de professores contra a política educativa do Governo PS.
Será que alguém do ME ouve o Cardeal Patriarca?

1 comentário:

Cartouche disse...

Mas o sr Cardeal está a falar da FUNÇÃO HUMANA E SOCIAL dos professores, não está a falar dos muitos professores que entopem o sistema.