domingo, 24 de fevereiro de 2008

'Estória' de uma dissidência

Um dissidente da equipa do modelo de Avaliação

Vou contar pela primeira vez um episódio que esteve na génese do processo de avaliação de desempenho dos professores.

O secretário de estado, Valter Lemos, que eu conheço desde os tempos em que estudámos juntos na Boston University, já lá vão 24 anos, pediu-me para reunir com ele com o objectivo de o aconselhar nesta matéria. Tenho de confessar que fiquei admirado com o conhecimento profundo e rigoroso que Valter Lemos mostrou ter da estrutura e da organização do sistema educativo português.

Enquanto estudante, habituara-me a ver em Valter Lemos um aluno brilhante e extremamente trabalhador, qualidades que mantém passados tantos anos. No início, fui um entusiasta da avaliação de desempenho dos professores pois considerava que manter o status quo era injusto para os professores mais dedicados e competentes.

Nessa altura, eu encarava a avaliação dos professores como um factor de diferenciação que pudesse premiar os melhores e incentivar os menos competentes a melhorarem o seu desempenho. Fiz algumas reuniões de trabalho com a equipa técnica do ME e logo me apercebi de que a Ministra da Educação estava a engendrar um processo altamente burocrático, subjectivo, injusto e complexo de avaliação do desempenho que tinha como principal objectivo domesticar a classe e forçar a estagnação profissional de dois terços dos docentes. Ao fim de duas reuniões, abandonei o grupo de trabalho porque antecipava o desastre que estava a ser criado. Nas reuniões que eu tive com a equipa técnica do ME, defendi a criação de fichas simples, com itens objectivos, sem a obrigatoriedade da assistência a aulas, a não ser para os casos de professores com risco de terem um Irregular ou um Regular, e com um espaçamento de três anos entre cada avaliação.

Hoje, passados três anos, considero que se perdeu uma oportunidade de ouro para criar uma avaliação de desempenho dos professores realmente objectiva, justa, simples e equilibrada. Em vez disso, criou-se um monstro que vai consumir milhões de horas de trabalho nas escolas e infernizar a vida de muitos professores, roubando-lhes a motivação e a energia para a relação pedagógica e a preparação das aulas.


Post retirado do Blog Movimento dos Professores Revoltados

2 comentários:

Berta disse...

Pena ter-se apercebido do logro, tardiamente.Mas, mais vale tarde do que nunca! Não percebi foi o elogio feito a Valter Lemos já que se tem manifestado como um "deus demoníaco" na perseguição aos professores!!Alguém capaz de destruir tudo à sua volta, a qualquer preço!

Anónimo disse...

Este «dissidente» é o Dr. Ramiro Marques. Visitem os blogues dele, que são muito úteis para a nossa causa:
http://ramiromarques.blogspot.com/
http://professoresramiromarques.blogspot.com/
(este último em particular; aliás, a proposta de modelo de ficha de objectivos individuais é magistral, porque tem em atenção um factor que o ME esquece ostensivamente: o horário de trabalho - e isso é determinante).