domingo, 8 de junho de 2008

A polémica em torno da educação especial continua

O Secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, garantiu hoje que todas as crianças com necessidades especiais terão apoios, negando que o Ministério da Educação tenha estabelecido metas para o número de alunos a apoiar.

"Não há metas. Todas as crianças que estiverem sinalizadas nos apoios educativos terão apoio. O que interessa é o apoio que cada criança precisa relativamente à sua dificuldade e não o número total de crianças apoiadas. Serão todas as que precisarem de apoio", disse Valter Lemos.

O secretário de Estado da Educação falava aos jornalistas à margem de um encontro internacional sobre educação especial que juntou hoje em Lisboa 1700 especialistas, professores e técnicos portugueses e estrangeiros desta área.

A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) estimou ontem que cerca de 60 por cento dos alunos com necessidades especiais deixarão de ter apoio já no próximo ano lectivo, na sequência das alterações legislativas introduzidas pelo Governo. Leia mais no Público Online.


Comentário

Valter Lemos não nega que vai haver crianças que deixarão de ter apoios especializados. Serão todas aquelas a quem, por aplicação da Classificação Internacional de Funcionalidade (CIF), forem consideradas como não estando em condições de ser abrangidas pelos apoios especializados. Se está tudo bem, por que razão há tantos pais, técnicos e especialistas que criticam a legislação recentemente aprovada? E por que razão as declarações de Valter Lemos provocaram gargalhada geral no auditório onde estava a decorrer a conferência sobre educação especial? O Ministério da Educação afirma que existem 49.877 alunos sinalizados nas escolas de ensino regular como tendo necessidades especiais, prevendo-se que após a aplicação da CIF o número de alunos sinalizados se situe nos 23 mil.


Post de Ramiro Marques, com sublinhado (negrito) nosso, in http://ramiromarques.blogspot.com/

Sem comentários: