terça-feira, 24 de março de 2009

Ainda outro caso isolado - sim, que o Ministério proteje-nos do contacto com aspectos menores da vida de uma Escola...

Porto: Incidente ocorreu à porta da escola e foi presenciado por alunos
Professora agredida à dentada por avó

Uma professora de Geografia da Escola Secundária Fontes Pereira de Melo, no Porto, foi anteontem agredida "à bofetada e dentada" pela avó de um aluno de 15 anos, que frequenta o 10º ano do curso profissional de Turismo. A docente vai apresentar queixa à polícia amanhã.


A agressão à docente, de 53 anos, foi presenciada por vários alunos e aconteceu mesmo à porta da escola, quando a professora foi surpreendida pela encarregada de educação. A vítima preparava-se para sair num um passeio de estudo ao Palácio de Cristal.

"A senhora começou a berrar e de um momento para o outro agrediu a minha colega. Deu-lhe duas bofetadas e uma dentada", disse ao CM Paulo Teixeira Sousa, professor de Matemática naquela escola.

Segundo aquele docente, o aluno do curso profissional mantém com a professora de Geografia uma relação tensa. Num dos episódios mais graves, terá mesmo "insultado e batido a porta à professora".

Posteriormente, o aluno foi levado à sala de indisciplina e foi-lhe imposta uma sanção: a suspensão por três dias. A encarregada de educação foi chamada à escola para discutir a situação disciplinar do jovem . "Não aceitou o que a directora de turma lhe disse e afirmou que lhe estavam a fazer a cabeça contra o neto", disse Paulo Teixeira Sousa.

Segundo o CM apurou, este foi o primeiro episódio de violência contra professores naquela escola, onde só há registo de pequenas escaramuças entre alunos e que acontecem esporadicamente.

PORMENORES

AMEAÇAS

Segundo o professor Paulo Sousa, os familiares do aluno de 15 anos voltaram à escola depois da agressão e ameaçaram dar tiros ao porteiro e à professora.

SINDICATO

Abel Macedo, do sindicato de Professores do Norte, afirmou ao CM que se vive uma fase complicada nas escolas, devido "à desautorização dos professores".

VILA DO CONDE

O mesmo sindicalista considera "preocupante" o caso dos dois carros de professores que foram incendiados numa escola de Mindelo.



NOTA: certamente que a Directora Regional de Educação do Norte, a Ministra da Educação e os seus moços de recados já lamentaram publicamente mais esta miserável agressão, mas ainda não nos chegou aos ouvidos tal facto. Enquanto não chega, a nossa solidariedade a mais esta colega agredida - ainda bem que este ano há eleições e poderemos dizer de nossa justiça, com uma simples cruz num papelinho, o que nos vai na alma...

1 comentário:

Fernando disse...

Professores sendo agredidos!!! Nosso futuro na educação é realmente bem duvidoso! Boa matéria!