sexta-feira, 20 de março de 2009

A ética republicana e o Partido Socialista - XV

Conselho reuniu-se de emergência
Administração da RTP manda retirar anúncio da Antena 1 que critica manifestações
20.03.2009 - 16h52 Maria Lopes

A administração da RTP acaba de anunciar que decidiu retirar da emissão o anúncio publicitário de promoção da manhã informativa da Antena 1 cujo teor demonstrava uma crítica clara às manifestações.

Depois de um parecer muito crítico enviado pelos dois provedores (do ouvinte e do telespectador), o conselho de administração da televisão e rádio públicas reuniu de emergência e decidiu que o spot não passará mais na antena da RTP.

Segundo o documento conjunto a que o PÚBLICO teve acesso, os provedores afirmam que o conteúdo do anúncio “veicula uma mensagem de tom antidemocrático, violadora de um direito constitucional”. Afirmam olhar “com a maior reserva” para a interpretação do anúncio por um jornalista profissional e dizem que é sua opinião que “o spot publicitário em causa deve ser imediatamente retirado”.

O anúncio de meio minuto mostra carros parados e, num deles, com o rádio ligado na Antena 1, a jornalista Eduarda Maio - uma das principais vozes da rádio pública e autora do livro Sócrates: O Menino de Ouro do PS, a biografia autorizada do primeiro-ministro lançada em 2008 - diz ao condutor que há ali uma manifestação. Quando este lhe pergunta contra quem é o protesto, Maio responde-lhe que é contra ele e "contra quem quer chegar a horas".

O caso está a suscitar polémica entre os partidos políticos e os sindicatos, sobretudo porque põe em cheque o direito à manifestação. A CGTP diz que é um ataque expresso ao sindicalismo e um sinal de uma “atitude de subserviência” da rádio pública ao Governo. O PCP pediu a retirada do anúncio e o PSD pediu mesmo a demissão da direcção da Antena 1. Já o ministro dos Assuntos Parlamentares, Augusto Santos Silva, afirmou que não se pronuncia sobre “questões editoriais do serviço público”.

Sem comentários: