quarta-feira, 18 de março de 2009

Sobre os preparos de um Professor Titular

Para preparar o futuro (a entrada dos Directores nas Escolas e a aceitação sem reservas por parte dos docentes da existência dos Professores Titulares) o Blog Ordem dos Titulares tem publicado os textos que provam que afinal a História pode repetir-se e que há docentes com capacidades divinatórias que deixariam envergonhadas certas moças da Grécia antiga...

Vejam esta pérola (e antes de começarem a mandar ameixas, percebam a ironia):

Cabelo e Barba


Para além da necessidade de apresentar sempre uma imagem e exemplo de limpeza e disciplina, deve o Professor Titular proceder a alguns cuidados muito úteis para o seu exigente quotidiano. Nada pior que o ar de desmazelo.

O corte do cabelo deve ser muito curto, para evitar ninho de parasitas e sujar a gola da jaqueta e capote. A barba deve ser devidamente escanhoada, não devendo correr a navalha ao arrepio dos pelos, o que levanta a epiderme e dispõe para a irritação e inflamação da pele. Para evitar a transmissão de moléstias, o Professor Titular deve ter para si próprio, e para uso exclusivo, tesoura, navalha de barba, assentador e pincel. Recomendamos a desinfecção destes instrumentos antes de servirem.

Caso não haja desinfectantes à mão, aconselhamos que passem pela chama do gás ou de uma vela acesa a tesoura e a navalha.

No caso de o Professor Titular usar barba ou bigode, estes devem apresentar-se rigorosamente desenhados e aparados, para evitar que os maus cortes desvirtuem a simetria da face. Outro aspecto importante a não esquecer é que o Professor Titular que não possua já consolidada quer a referida barba, quer o dito bigode, deve esperar pelas férias para os deixar crescer, evitando, assim, que esse crescimento possa ser confundido, pelos alunos e os outros com desmazelo.

O uso de barba e bigode deve estar reservado aos Professores Titulares, devendo os outros andar sempre irrepreensivelmente escanhoados.

Sem comentários: