quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Mais um caso meramente esporádico

Docente atacado por familiar de aluno
Agressão a professor em escola de Braga sob investigação
12.02.2009 - 09h11 :, Samuel Silva

O Ministério Público vai investigar uma queixa de um professor de Inglês de uma escola de Braga, que terá sido agredido, anteontem, pelo familiar de um aluno.

O docente foi atacado na terça-feira, no final do dia de aulas, à saída da Escola Básica 2,3 Francisco Sanches, e deu entrada no Hospital de S. Marcos para receber tratamento a vários golpes e escoriações na face e tronco, recebendo alta ao final da noite de anteontem. Os ferimentos terão sido provocados pelo tio de um aluno expulso da sala de aula pelo professor.

Vários docentes e funcionários assistiram à agressão, tendo identificado o aluno e o familiar e apontado a matrícula do carro em que saiu da escola, depois de ter atacado o professor de Inglês. Estas testemunhas estiveram na base da queixa apresentada ontem à PSP local. De acordo com fonte policial, a participação foi encaminhada para o Ministério Público e as autoridades vão agora abrir um inquérito para averiguar as circunstâncias em que se deu a alegada agressão.

Contactada pelo PÚBLICO, a direcção da escola não quis prestar quaisquer esclarecimentos sobre o sucedido. No entanto, o presidente do conselho executivo, Jorge Amado, adiantou ao jornal "Correio do Minho" que o agressor "entrou na escola ameaçando fisicamente e insultando" professores e funcionários.

O indivíduo terá depois aguardado, já do lado de fora da escola, pela saída do docente de Inglês, tendo-o atacado. "Empurrou o professor e esmurrou-o violentamente na cara e na cabeça. Ficou com sangue a sair pela boca e pelo nariz", descreve o director da escola ao diário bracarense.

O comportamento do familiar terá sido despoletado pela expulsão da criança da sala de aulas. Durante um teste, o estudante, de 11 anos, estaria a fazer barulho, tendo sido chamado à atenção pelo docente. Alegadamente não obedeceu às ordens para que parasse e foi levado ao conselho executivo. O estudante terá então feito queixa ao familiar, que se deslocou à escola para confrontar o professor.

De acordo com a Lusa, o aluno em causa deverá ser alvo de um processo disciplinar, devendo o caso ser analisado pela Direcção Regional de Educação do Norte. Fonte da escola adianta também que este não é o primeiro caso disciplinar envolvendo a mesma criança, que terá habitualmente um comportamento problemático.


Nota: Ainda bem a Ministra da Educação, os Secretários de Estado da Educação e a Directora Regional vieram manifestar a sua solidariedade para com mais este docente agredido - as suas palavras (ou ausência delas...) falam bem alto.

Sem comentários: