sábado, 6 de dezembro de 2008

Opinião de um aluno

Do Blog A Educação do meu Umbigo publicamos o seguinte post:

Boa tarde!
Peço que publique esta composição de um aluno de 17 anos (que sou eu!)
no seu blogue!
Obrigado!

————-

Antes de mais, sou aluno de uma escola de Barcelos. Ando no 12ºAno, não aderi a nenhuma greve convocada e tenho opinião sobre o que se passa, neste momento na Educação.


Há situações que me revoltam e a estupidez das pessoas é uma delas. A ignorância e, perdoem-me a expressão, a “burridade” que se passa pelos fóruns de notícias, é enorme!


Acho que não houve um dia, desde o início do ano lectivo em que não fui insultado por pessoas desconhecidas e chamarem-me “pacóvio”, “saloio” e outros, por defender aquilo que considero ser justo, para mim e para os meus colegas: uma educação justa.


Justa e sem diferenças entre alunos. Os mesmos que comentam e que dizem que os professores deveriam ser banidos da face da terra, são os mesmos que têm os alunos em cursos profissionais, que não pagam um cêntimo em matéria de livros, material escolar e visitas de estudo.


Eu, ando num curso geral e gastei 450€ só em livros escolares (um dos motivos da greve dos alunos, de ontem, foi o preço dos livros escolares).


Mas não: esses mesmos pais, que podem ganhar o rendimento social de inserção e mais uns quantos rendimentos, têm bom carro, TV por cabo, e ainda dizem que os alunos deveriam estudar, até porque, estão a pagar!


A segurança social não liga, até porque, conseguimos controlar o défice, e portanto à que gastar dinheiro em Magalhães, e-escolas e companhias limitadas.


Cursos Profissionais é algo justo? Para mim, não.


Sou aluno mediano e para eu ter livros, material escolar e transporte, sou eu que pago para mim e para eles. E para eu pagar, os meus pais “matam-se” a trabalhar.


Mas nenhum aluno fala disto. Até porque, em 2010, a Sr.ª Ministra, diz que “60% dos cursos leccionados em escolas públicas será cursos profissionais”.


Dão a mesma facilidade de acesso ao ensino superior. E os cursos gerais? Aqueles cursos em que os alunos tiram melhores notas que os profissionais? Em que os alunos estudam realmente?


São esquecidos. Até porque interessa ao Sócrates publicitar um país “magalhense” e dar computadores às crianças para os retirar depois.


Depois disto: Escola pública democrática? Não sei onde! Mas, se alguém souber, que me diga!

Bruno Micael

Sem comentários: