domingo, 7 de dezembro de 2008

PS chumba suspensão da avaliação e DREN ameaça professores
05-Dez-2008

As propostas da oposição para que o governo suspenda a aplicação do modelo de avaliação dos professores foram todas chumbadas pela bancada do PS, com seis deputados a furarem a disciplina de voto. Entretanto, a DREN fez circular um questionário pelas escolas em que ameaça os professores de excluí-los da avaliação caso não o entreguem até 17 Dezembro.



O documento com o carimbo da DREN está a ser distribuído aos professores e o esquerda.net teve acesso ao questionário entregue no Agrupamento Vertical de S. Lourenço, em Ermesinde. Neste questionário, o ministério pergunta se o professor quer ser avaliado e se pretende entregar os seus objectivos individuais, bem como se pretende que as suas aulas sejam observadas e se pretende igualmente ser avaliado pelos encarregados de educação.

No documento pode ler-se que o questionário "é de preenchimento obrigatório e deve ser devolvido ao Conselho Executivo até ao dia 17 de Dezembro de 2008, impreterivelmente". E logo a seguir surge um aviso que "caso não seja entregue até a referida data e devidamente preenchido, considerar-se-á que o docente não pretende ser avaliado".

No parlamento, a suspensão do modelo de avaliação foi votada esta manhã, e só a ausência de deputados da maior bancada da oposição impediu o governo de sofrer uma derrota histórica, já que cinco deputados socialistas - Manuel Alegre, Teresa Portugal, Matilde Sousa Franco, Eugénia Alho e Júlia Caré, a que se acrescentaram João Bernardo e a abstenção de Odete João na proposta do CDS - romperam a disciplina de voto do seu partido. Foi requerida a recontagem dos votos, que totalizou 80 a favor da suspensão, uma abstenção e 101 contra. Bastariam então 22 dos trinta deputados ausentes da bancada laranja para impor uma derrota política inédita ao governo.

Se no PSD faltaram 30 deputados, o que se reflectiria decisivamente na contagem final dos votos, havia igualmente ausências em todas as bancadas, à excepção do Bloco de Esquerda que teve os seus oito parlamentares ao lado das propostas de suspensão da avaliação.

in Esquerda.Net

Sem comentários: