segunda-feira, 19 de maio de 2008

Apenas...

Federação de Sindicatos da Função Pública fala em cinco mil
Valter Lemos diz que apenas 1500 trabalhadores não docentes vão terminar contrato
19.05.2008 - 18h48 Lusa, PÚBLICO

O secretário de Estado da Educação, Valter Lemos, afirmou hoje que apenas 1500 funcionários não docentes vão terminar o contrato no final de Agosto e não cinco mil como denunciou hoje a Federação Nacional de Sindicatos da Função Pública.

Em declarações à TSF, o responsável do Ministério da Educação garante que os números avançados pela estrutura sindical estão incorrectos, assegurando que a tutela prevê resolver até ao Verão a situação dos funcionários que não vão celebrar novo contrato a termo.

“Estamos a estudar a situação com o Ministério das Finanças, temos também tido reuniões com os sindicatos no sentido de tentar resolver a situação. Tenho uma forte expectativa de que possamos continuar a contar com a colaboração desses trabalhadores”, explica o secretário de Estado à rádio.

Em conferência de imprensa para divulgar as razões da greve/manifestação, agendada para quarta-feira em Lisboa, a dirigente sindical Natália Carvalho disse que perto de cinco mil trabalhadores acabam o seu contrato, já a 31 de Agosto, sem possibilidade de renovação.

"Ou o Ministério da Educação resolve este problema e coloca-os no quadro, ou no próximo ano lectivo muitas escolas não terão condições para funcionar, uma vez que a lei não permite contratar pessoas para substituir outras cujo contrato terminou", alertou Natália Carvalho.

A principal causa apontada pela responsável da federação para o protesto de quarta-feira, é "a completa ausência de disposição para o diálogo, revelada pelos responsáveis do Ministério da Educação".


in Público, ler notícia

Sem comentários: