sábado, 17 de maio de 2008

A culpa é de quem?!? Não há nada como esquecer o nosso passado...

Maria de Lurdes Rodrigues
Novas Oportunidades: ministra assegura que vão acabar recibos verdes e serão liquidados vencimentos em atraso
17.05.2008 - 11h45 Lusa

A ministra da Educação, Maria de Lurdes Rodrigues, assegurou hoje que estão criadas as condições que permitirão acabar com os recibos verdes e liquidar os vencimentos em atraso existentes entre os formadores do programa Novas Oportunidades, depois do semanário "Expresso" ter denunciado o trabalho precário.

"Temos um grande orgulho nos técnicos dos Centros Novas Oportunidades, que são jovens que trabalham com adultos e a quem temos que dar condições de estabilidade", afirmou a ministra, em declarações aos jornalistas em Gaia.

O semanário "Expresso" revela hoje, em manchete, que o programa Novas Oportunidades emprega trabalhadores precários, com "falsos recibos verdes", e denuncia que há formadores que não recebem desde Dezembro.

Relativamente aos cerca de 1300 formadores a recibo verde, Maria de Lurdes Rodrigues frisou que "só agora há condições para acabar com esta situação, que foi herdada do passado".

"Nos últimos meses tenho trabalhado com os ministros do Trabalho e das Finanças para encontrar um solução que permita transformar os recibos verdes em contratos individuais de trabalho", revelou a ministra, acrescentando que "está pronto o diploma".

Segundo a ministra, o problema só agora foi resolvido porque "foi necessário esperar pela aprovação do Regime de Vínculos e Carreiras da Administração Pública e pelo financiamento do novo quadro comunitário".

Da mesma forma, Maria de Lurdes Rodrigues revelou que os problemas verificados com o atraso no pagamento dos vencimentos de alguns formadores do programa Novas Oportunidades foram originados pela "transição" dos financiamentos.

Segundo a ministra, a criação dos mais de 300 Centros Novas Oportunidades beneficiou inicialmente dos financiamentos atribuídos pelo anterior quadro comunitário de apoio, tendo sido agora necessário apresentar candidaturas para o novo quadro.

"Neste momento, os centros já receberam todos as respostas do programa operacional, todos têm o financiamento aprovado, não há qualquer problema".

Apesar da situação estar em vias de ser resolvida, a ministra minimizou o problema, salientando que "a maioria dos atrasos no pagamento dos vencimentos vem desde Março". "É um atraso perfeitamente aceitável, mas era melhor que não tivesse ocorrido", afirmou.

Maria de Lurdes Rodrigues falava aos jornalistas na Escola Profissional de Gaia, à margem da cerimónia de entrega de diplomas a alunos de vários cursos ministrados naquele estabelecimento de ensino.


in Público - ler notícia

1 comentário:

Anónimo disse...

Caros comentadores.
Escrevam para formadorescef@sapo.pt e relatem casos idênticos. A ministra diz que pagou tudo até Março e não fazemos intenções de parar com isto até que a verdade seja reposta e tudo pago.