quarta-feira, 7 de maio de 2008

ME prepara fecho de metade dos Centros de Formação

Tenho recebido informações que dão conta de reuniões entre altos dirigentes das DRE's e PCE's com o objectivo reconcentrar, redimensionar e reduzir os Centros de Formação de Associações de Escolas (CFAE's). Ao que se diz, o ME quer ter tudo pronto no final de Maio de forma a poder anunciar ao país o novo mapa dos CFAE's.

À semelhança do que o ministério da saúde fez com os hospitais, maternidades e centros de saúde e o ministério da justiça está a fazer com os tribunais, o ME prepara uma operação em larga escala que vai conduzir ao fecho de cerca de metade dos CFAE's. A estratégia é a habitual: surpresa e rapidez. Tipo acção relâmpago como na Invasão do Iraque. Assim, o "inimigo", leia-se os professores, não tem tempo para reagir à ofensiva.

Objectivo número um: poupar dinheiro. Danos colaterais: os professores vão ter de percorrer, em alguns casos, centenas de quilómetros para frequentarem as acções de formação necessárias à mudança de escalão. Já se sabia que a maior parte da formação contínua será paga pelos professores. Veja-se o caso do INA que está a oferecer cursos sobre avaliação de desempenho a 200 euros. Fica-se agora a saber que os professores vão ter de custear as deslocações ao CFAE mais próximo e, vistas as coisas, mais próximo pode ser a 100 quilómetros.

in Blog ProfAvaliação - post de Ramiro Marques

Sem comentários: