segunda-feira, 19 de maio de 2008

Mais efeitos secundários da divisão entre titulares e professores de 2ª...

Directamente ligado ao Plano Nacional de Eliminação do Trabalho Infantil
Interrupção do Programa de Educação e Formação aumentou delinquência juvenil em Abrantes
19.05.2008 - 18h45 Lusa

A interrupção do Programa Integrado de Educação e Formação (PIEF) em Abrantes "fez aumentar os casos de delinquência juvenil" no concelho, disse hoje a vereadora com o pelouro da Acção Social, Isilda Jana. "Esta era uma resposta social que já tínhamos no concelho e que este ano lectivo, sem qualquer justificação satisfatória, foi interrompida com efeitos muito negativos para os jovens", afirmou.

Num universo de 60 a 70 alunos sinalizados, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos, a Câmara de Abrantes, em parceria com o PIEF de Lisboa e Vale do Tejo, constituiu em 2005/06 uma primeira turma com 12 alunos e no ano seguinte conseguiu duplicar o número de turmas e de adolescentes abrangidos pelo programa.

Directamente ligado ao Plano Nacional de Eliminação do Trabalho Infantil (PETI), o PIEF pretende dar resposta a alunos que dentro da escola normal não encontram soluções para os seus problemas específicos. "São crianças com histórias de vida complicadas, com graves problemas na estrutura afectiva e familiar e que acabaram por abandonar a escola porque a eles a escola normal nada diz", explicou a vereadora.

Segundo a autarca, "a interrupção do PIEF em Abrantes foi muito má, porque as duas dúzias de alunos que já estavam em processo de integração ficaram novamente votados ao abandono". "Nós, que estamos no terreno, sentimos isso, até porque estamos a ter problemas de delinquência juvenil em alunos de PIEF interrompido", afirmou Isilda Jana.

Mais de 60 alunos sinalizados

A responsável disse já ter garantias do coordenador do PIEF de que o programa vai reaparecer em Abrantes, afirmando, no entanto, que "a autarquia vai estar atenta e exigir que o PIEF seja mesmo reaberto este ano lectivo". Temos cerca de 60 a 70 alunos sinalizados em situação de abandono ou pré-abandono escolar, provenientes das escolas da região, mas também da Comissão de Protecção a Crianças e Jovens (CPCJ) e do próprio Ministério Público", afirmou.

O coordenador do PIEF na região de Lisboa e Vale do Tejo, António Santos, afirmou hoje que "o programa vai regressar em Setembro", reconhecendo que o número de jovens sinalizados na região "é bastante significativo". Segundo António Santos, "o programa parou porque muitos professores agregados ao PIEF de Abrantes concorreram a professores titulares e nós trabalhamos com docentes que são destacados para a operacionalização" do programa.

"Hoje temos novamente as condições reunidas para formar o programa em Abrantes e, em Setembro próximo, vamos ter quatro turmas a funcionar para o concelho e municípios limítrofes, abrangendo 50 a 60 jovens", afirmou o responsável. Segundo disse, "duas turmas serão de PIEF tipo 1, para conclusão do 6º ano de escolaridade, e as outras duas turmas serão de PIEF tipo 2, que assegurará a componente educacional de jovens sinalizados maiores de 16 anos, que concluirão o 9º ano com bolsa de subsídio de formação e que terão apenas aulas práticas dentro de empresas". "Será nestas empresas que, mais tarde, estes alunos terão o seu primeiro contrato de trabalho em áreas para as quais demonstrem mais vocação e haja necessidade laboral", afirmou.


in Público, ler notícia

NOTA: Notícia com alguns erros nas siglas mas que se percebe perfeitamente...

Sem comentários: