quarta-feira, 21 de maio de 2008

Traumas da treta e falta de verdade

Eu gostava que algum entendido, especialista nestas matérias dos traumas me explicasse como é que o ser humano cresce, se desenvolve se não passar por situações diversificadas que ponham à prova o seu sistema neurológico, emocional, etc.! Ninguém está a defender que se atirem os jovens às feras! Continua é a utilizar-se um conjunto de chavões, que muitos pais gostam de ouvir, para tornar as crianças cada vez mais indefesas, cada vez mais temerosas, cada vez menos corajosas, cada vez menos preparadas para a vida.

Quando estes jovens saem da escola e vão para o mundo do trabalho, quem é que os defende dos traumas dos patrões, dos traumas dos colegas maliciosos, invejosos, vingativos, etc.?

JMatias


Comentário

Por que razão o ME anda a tapar o Sol com uma peneira? Por que razão não diz que as políticas educativas tomadas ao longo dos últimos três anos têm como objectivo principal a redução da despesa com os salários dos professores? Se dissessem a verdade, os professores não se sentiriam tão enganados e abandonados. Digam, por favor, que o novo ECD, a criação das duas categorias de professor, as quotas, o modelo burocrático de avaliação de desempenho e o modo como foram criadas as AEC obedeceram ao único critério da redução da despesa. E digam também que a intenção de fundir o 1º CEB e o 2º CEB, criando o professor generalista para os 6 anos de escolaridade, tem a mesma intenção. Se não é assim, por que razão o Governo deixou que a Madeira e os Açores, aprovassem um ECD sem quotas e com uma única categoria de professor? Não foi apenas por serem poucos os professores da Madeira e dos Açores?

O critério da redução da despesa com os salários dos professores está presente desde o primeiro dia deste Governo. O relatório sobre a reestruturação do ECD que a ministra da educação pediu ao seu colega e mentor académico do ISCTE, João Freire, di-lo claramente. Por que será que esse relatório só existe em papel? Eu tenho um exemplar em papel. O ME faria bem em digitalizar esse relatório e colocá-lo na Internet para que a verdade seja reposta.

Post de Ramiro Marques, in http://ramiromarques.blogspot.com/

Sem comentários: