Transcreve-se excerto do artigo com o título de cima da professora Maria do Carmo Vieira publicado no último "JL Educação" (7 a 20 de Maio):
"A manter-se em funcionamento a brilhante equipa do Ministério da Educação, cujo canto 'a capella', mal ensaiado, encalha nas vozes do secretário de Estado adjunto da Educação e do secretário de Estado da Educação, são de esperar iniciativas tendentes a melhorar ainda mais rapidamente as estatísticas do ensino. As afirmações de que 'temos um sistema extremamente exigente e selectivo, que exclui uma parte significativa dos jovens (...) ' (Jorge Pedreira in Público, de 5/12/2007) e de que 'é um facto real que os países que não têm repetência, ou que têm taxas baixas, apresentam melhores resultados escolares medidos em termos de aprendizagem' (Valter Lemos, in Público, de 16/12/2007) parecem confirmar aquele objectivo. Assim, há que acabar com a exigência e, em simultâneo, a repetência, para que melhore o aproveitamento dos alunos. O êxito será então garantido se os alunos portugueses não se submeterem aos testes do PISA."
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"A manter-se em funcionamento a brilhante equipa do Ministério da Educação, cujo canto 'a capella', mal ensaiado, encalha nas vozes do secretário de Estado adjunto da Educação e do secretário de Estado da Educação, são de esperar iniciativas tendentes a melhorar ainda mais rapidamente as estatísticas do ensino. As afirmações de que 'temos um sistema extremamente exigente e selectivo, que exclui uma parte significativa dos jovens (...) ' (Jorge Pedreira in Público, de 5/12/2007) e de que 'é um facto real que os países que não têm repetência, ou que têm taxas baixas, apresentam melhores resultados escolares medidos em termos de aprendizagem' (Valter Lemos, in Público, de 16/12/2007) parecem confirmar aquele objectivo. Assim, há que acabar com a exigência e, em simultâneo, a repetência, para que melhore o aproveitamento dos alunos. O êxito será então garantido se os alunos portugueses não se submeterem aos testes do PISA."
1 comentário:
Interessante é ver como em Portugal um Professor que NUNCA FOI AVALIADO chega ao topo da Carreira Docente (Ministra da Educação!) e se põe a disparar em todos os sentidos contra os Profs.-não-avaliados.
Vejamos, a Drª Maria de Lurdes tirou o antigo 5ºano ( 5º !!! - actual 9º ) ano e ingressou no Magistério Primário(naquele tempo eram dois anos de curso).
Deu aulas na Primária até se inscrever no ISCTE (com o 5ºano + 2 anos de Mag. Primário!).
Ao fim de 5 (CINCO) anos de estudos em curso nocturno,sai com um DOUTORAMENTO que lhe permitiu dar aulas ( ?! ) no ISCTE, por acaso onde o sr. Engenheiro Socras fez a pós-graduação(mestrado?) a seguir à "licenciatura" ??????? da UNI.
Digam lá que não lhe deu um certo jeito nunca ser PROFESSORA AVALIADA!
Do outro lado da barricada, também era CONTRA a avaliação dos Professores, não era, Drª Maria de Lurdes?
Pelo menos o seu ex- Professor Iturra diz que sim...e ainda nenhum ex-aluno veio aqui para os fóruns gabar-lhe os dotes docentes!
Não teremos mesmo melhor?
Os professores poderão lidar com os alunos como a Srª lida com os professores?
Exigir-lhes tudo ensinando pouco e com tão parco exemplo?
Prof. Sintra
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