segunda-feira, 10 de março de 2008

Maioria das escolas pede adiamento do processo de avaliação, diz Conselho de Escolas

Maioria das escolas pede adiamento do processo de avaliação
A maioria dos estabelecimentos de ensino pediu o adiamento do processo de avaliação dos professores, alegando «grandes dificuldades» na sua aplicação este ano lectivo, revelou à Lusa o presidente do Conselho das Escolas (CE).

«A maior parte das escolas afirma não estar em condições de avançar e, por isso, solicita que a aplicação do processo arranque apenas em 2008/09«, afirmou Álvaro Almeida dos Santos.

Segundo o responsável deste órgão consultivo do Ministério da Educação (ME), as «grandes dificuldades« sentidas pelas escolas e invocadas para justificar o pedido de adiamento prendem-se com «a falta de maturação dos instrumentos, a ausência de recomendações específicas do Conselho Científico [para a Avaliação de Professores] e a complexidade de todo o processo«.

Os problemas reportados levaram o CE a requerer à tutela uma reunião extraordinária, a realizar quarta-feira, na qual vai salientar «a necessidade de serem dadas condições para o desenvolvimento mais eficaz da avaliação«.

Em declarações à Lusa, também Mário Nogueira, secretário-geral da Federação Nacional dos Professores (Fenprof), garantiu que «a grande maioria das escolas não está a avançar com o processo«.

Sem comentários: