sexta-feira, 7 de março de 2008

8 de Março de 2008 - operacionalização

Manifestação de professores amanhã corta trânsito entre o Marquês de Pombal e a Praça do Comércio
07.03.2008 - 18h46

A PSP de Lisboa divulgou hoje as restrições ao trânsito que terão lugar amanhã entre a Praça Marquês de Pombal e a Praça do Comércio, a partir das 14h30, por causa da manifestação de professores.

Tendo em conta o número de participantes divulgado pela Fenprof, entre 60 e 70 mil manifestantes, o acesso ascendente à central da Av. da Liberdade será cortado desde os Restauradores até ao Marquês de Pombal (excepto para os autocarros da Carris), enquanto que no sentido descendente as vias cortadas vão desde o Marquês até à Rua Alexandre Herculano.

Aquando do início do desfile serão também isolados os Restauradores e o Rossio, mantendo-se a interdição até ao final do protesto. Também o trânsito na Praça do Comércio se manterá condicionado até ao final da concentração, sendo que todos os condutores (incluindo os transportes públicos) são instruídos a inverter a marcha no Rossio.

No início da concentração, os transportes públicos estão impedidos de aceder à rotunda do Marquês de Pombal, sendo que no final do desfile na Praça do Comércio, os autocarros que percorram aquele itinerário ficam na Praça D. Pedro V, no Cais do Sodré e junto à Estação Fluvial Sul/Sueste.

Como alternativas à circulação na Praça Marquês de Pombal, o Comando Metropolitano da PSP avança que o trânsito que desce a Avenida Fontes Pereira de Melo será desviado para o Túnel do Marquês e para a Avenida António Augusto de Aguiar em direcção à Praça de Espanha.

As viaturas que se desloquem pela A5 têm como alternativas o túnel do Marquês de Pombal, a Rua Artilharia I e a Rua Castilho. Quem circula na Avenida Infante Santo em direcção ao Largo do Rato deverá seguir pela Rua Escola Politécnica e pela Rua Castilho.

As alternativas à circulação pela Praça do Comércio para quem segue pela Marginal de Cascais são a Rua do Alecrim e, em caso de saturação da Avenida 24 de Julho, a Avenida Infante Santo.

O trânsito que vem pela Avenida Infante D. Henrique em direcção à Praça do Comércio será desviado no viaduto da Avenida Mouzinho de Albuquerque em direcção à Praça Paiva Couceiro.

Aliado ao fluxo de pessoas surge também o elevado número de autocarros em que a grande maioria dos manifestantes se fará transportar. Assim, de modo a facilitar a circulação e o escoamento dos cerca de 600 autocarros esperados, o seu estacionamento foi dividido em duas zonas.

Os autocarros provenientes das zonas Norte e Centro do país serão encaminhados, após deixarem os manifestantes na Alameda Cardeal Cerejeira, para a Avenida 24 de Julho, servindo o Parque de Algés junto à Doca Pesca como alternativa de estacionamento a este local.

Os autocarros oriundos da zona sul do país deslocar-se-ão para a Avenida Infante D. Henrique, onde estacionarão ocupando a faixa BUS no troço entre a Praça do Comércio e a Estação de Santa Apolónia, aguardando aí até ao final da manifestação.

in Público - ler notícia

Sem comentários: