sábado, 8 de março de 2008

A PSP, a manifestação, as "ordens" e a liberdade

Polícia esteve pelo menos em quatro escolas
Escola das Caldas da Rainha também recebeu visita da PSP
07.03.2008 - 11h17 PÚBLICO

A PSP esteve ontem também a Escola Dom João II, nas Caldas da Rainha, o que eleva para quatro o número de estabelecimentos que se sabe terem sido visitadas por esta corporação em vésperas da manifestação de professores marcada para amanhã em Lisboa.

Foi a PSP das Caldas da Rainha, que reporta ao comando distrital de Leiria, que se dirigiu àquele estabelecimento de ensino.

Já tinha sido também noticiado que ontem a PSP esteve na Escola Clara de Resende, no Porto, e também na EB 2,3 Clara de Resende, em Ourém, e na secundária da mesma localidade, a indagar sobre quantos professores iam à manifestação.

Não se sabe se a polícia terá visitado mais escolas com este objectivo, pois não há conhecimento de um levantamento exaustivo a este tipo de situações.

Esta iniciativa de ontem na PSP causou indignação junto dos professores, que viram nesta iniciativa uma “manobra de intimidação”, e deu origem a uma reacção crítica do PCP.

O líder comunista, Jerónimo de Sousa, afirmou: “O comando não age de conta própria, acho eu. Creio que essa vigilância tem um conteúdo securitário que não se justifica, citado pela Lusa.

Mas o PS, através do seu porta-voz do PS, Vitalino Canas, considerou que a PSP está “simplesmente a cumprir as suas funções” no sentido de garantir a segurança, ao pedir informações sobre número de professores que vão participar no protesto de sábado.

in Público - ler notícia

Sem comentários: