quinta-feira, 20 de março de 2008

O beija-mão desta avaliação de desempenho



O ambiente das escolas alterou-se. Nuns casos, há guerra aberta. Professores titulares contra professores, PCE contra professores titulares, perseguições por delito de opinião e sessões de autocrítica, em reuniões do CP, à boa maneira estalinista e maoísta.

Exemplo disso, é um e-mail que eu recebi de um PCE (não o identifico nem à escola!) a exigir que eu revelasse o nome da professora que me enviou as fichas de avaliação. Embora inocente (foi outra professora que me enviou as fichas!), foi enxovalhada na reunião e obrigada a sujeitar-se a uma processo de autocrítica. Ao que isto chegou!

Noutros casos, é o beija-mão: professores a darem graxa aos avaliadores. Lamentável! É isto aquilo que chamam a avaliação entre pares!

in Blog ProfAvaliação (texto de Ramiro Marques)

1 comentário:

Anónimo disse...

Caro ex-colega, tudo o que relata, mão é novidade para mim, que andei 34 anos no sistema e portanto só por falta de atenção é que pode ser novidade. Quando saí do sistema por opção, deixei um recado a todos os docentes que trabalhavam comigo. Isto vai aquecer, mas o grande problema é se mexem no ECD.Aqui é que tinha de ser feita a guerra. Qualquer avaliação é realmente um beija-mão e não digo mais.... União dos docentes, aí está ela, e daqui para a frente vai ser bonito de acompanhar o processo....
Cumprimentos
Helder Soares, ex-docente, aposentado por iniciativa própria,sendo roubado em 700 e tal euros mensalmente, por despacho da bruxa Manuel Ferreira Leite enquanto ministra da Finanças, qu até foi, pasme-se, Ministra da Educação...