segunda-feira, 21 de abril de 2008

Paulo Portas critica Ministra da Educação

CDS-PP: Paulo Portas acusa ministra da Educação de centralismo e irresponsabilidade

Torres Vedras, Lisboa, 20 Abril (Lusa) - O líder do CDS-PP criticou hoje a ministra da Educação acusando-a de centralismo e irresponsabilidade ao dizer aos professores, a poucos meses do fim do ano, para passarem os alunos mesmo que não saibam a matéria.

O presidente do CDS-PP disse que a indicação de Maria de Lurdes Rodrigues "é uma prova de centralismo porque não é competência da senhora ministra avaliar os alunos. Quem dá as aulas e faz as avaliações são os professores e a indicação para passar os alunos, mesmo que eles não saibam, é uma indicação política", declarou hoje Paulo Portas.

"Mesmo que os alunos não saibam a matéria passem-nos de ano, é uma prova de irresponsabilidade", disse ainda o líder do CDS-PP referindo-se a uma entrevista à ministra publicada na edição hoje do Correio da Manhã.

"Acho que isto é destruir o sentido de exigência no sistema educativo. O que a senhora ministra quer não é melhorar a qualidade do ensino é um resultado estatístico (...) assim também eu combatia o abandono escolar", acusou Paulo Portas.

O líder do CDS-PP fez esta declaração aos jornalistas em Torres Vedras durante uma visita à Feira da Saúde que decorre nesta cidade.

Segundo afirmou a ministra da Educação ao jornal Correio da manhã, Portugal é o país em que há mais chumbos.

"E por aí o nosso sistema não seria facilitista, seria exigente, mas na realidade é facilitista porque essa repetência não serve para aumentar o rigor e a exigência de trabalho com esses alunos. Ficam numa espécie de limbo que depois prejudicam muitíssimo os nossos resultados".

"Se considerarmos na amostra os alunos que não repetem, os alunos que estão no ciclo adequado à sua idade têm valores iguais à média dos países da OCDE. Até produzimos mais excelência. Isto é, os nossos alunos do 7º ano muito bons são melhores do que os muito bons dos outros países. Mas depois temos o peso dos que chumbam, dos que ficam retidos, que puxam os nossos resultados médios para baixo", afirmou.

"O que significa é que a repetência devia constituir um espaço de trabalho efectivo para que eles recuperassem. O problema é que esses alunos nunca recuperam", constatou a ministra da Educação.


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