terça-feira, 15 de abril de 2008

Moção aprovada na Reunião Sindical da Escola Correia Mateus - Leiria

Estiveram presentes mais de 40 professores (cerca de 1/3 dos docentes do Agrupamento) e a discussão foi animada e bastante útil.

Foi apresentada a moção oficial da FENPROP - ler AQUI - que foi rejeitada pela maioria dos presentes (havendo no final uma proposta de fazer uma moção com base na versão original, com profundas alterações, que foi aprovada). Basicamente foi rejeitado o Memorando de Entendimento entre o Ministério de Educação e a Plataforma de Sindicatos dos Professores...

Foi ainda aprovada uma moção (só com votos favoráveis e duas abstenções), de autoria do colega Fernando Martins (com uma pequeno acréscimo no ponto 3 proposto pelo colega Gil Campos) e que dizia o seguinte (sublinhados nossos):

MOÇÃO

Os professores do Agrupamento de Escolas Dr. Correia Mateus, reunidos em 15.04.2008, deliberam o seguinte:
  1. Congratular-se com o facto de o ME ter aceite a avaliação simplificada dos professores contratados;
  2. Não aceitar a assinatura por parte dos Sindicatos dos restantes aspectos acordados com o ME, porque implicam aceitar implicitamente alguns aspectos bastante negativos para a Escola Pública e para a classe docente;
  3. Pedir que os Sindicatos continuem a lutar contra os aspectos nefastos introduzidos na legislação, nomeadamente o Estatuto do Aluno, a Avaliação dos Docentes na versão 2/2008, a Gestão das Escolas, o o actual ECD e a legislação sobre Ensino Especial;
  4. Pedem ainda que os Sindicatos tentem saber qual é a situação actual dos Órgãos de Gestão da Escola e como será operacionalizada a sua substituição, visto quase nada saberem sobre o assunto.

1 comentário:

José Manuel Oliveira disse...

Pelo fim da iliteracia, a favor do desenvolvimento cultural !
Contra a tentativa de extinção da Companhia de Dança de Lisboa que em 2009 completa 25 anos de reconhecida actividade, a nível nacional e internacional.
A bem da verdade e da transparência dos actos do Executivo da CML, exige-se que o bom senso prevaleça e seja respeitado o ponto dois da recomendação, democraticamente aprovada, em 20/11/07, pela Assembleia Municipal de Lisboa e sejam restabelecidas, no imediato, as condições dignas de funcionamento da Companhia de Dança de Lisboa e da sua Escola. Pelo regresso ao espaço, cuja degradação travou e que ao longo de vinte anos abriu à cidade, aos lisboetas e seus visitantes e que desde há 15 meses se encontra encerrado. Após desaparecimento do Ballet Gulbenkian a CDL é a segunda Companhia de Dança mais antiga em Portugal, visite www.cidadevirtual.pt/cdl, no YouTube cerca de 500 clips vídeo e poderá conhecer melhor o seu percurso artístico e cultural.
Abaixo assinado, http://www.PetitionOnline.com/NdespCDL/petition.html